Arduino – Configurando a IDE

Agora que temos a IDE e o software do driver instalados, podemos falar sobre a IDE do Arduino com mais detalhes. A IDE do Arduino é onde você irá escrever, debugar, e transferir deus programas para a placa do Arduino.

A primeira coisa que você verá será uma área em branco; nesta área você digitará seus programas. Agora olhe na parte direita superior da área branca, e você verá alguns botões, que são (da esquerda para direita): Verify, Upload, New, Open e Save. Você usará dois deles neste exercício: 

  • O botão Verify, que garante que seu programa não possui erros de sintaxe; no entanto, ele não checa erros de lógica (falaremos sobre erros de lógica em um artigo adiante); 
  • O próximo botão que você usará será o botão Update; este botão envia o programa para a sua placa do Arduino; ele também verifica se o programa tem erros de sintaxe. 

Existe um outro botão que é muito importante, especialmente para esta lição, que é o Serial Monitor, e está localizado no canto superior direito da IDE (não clique nele ainda, porque não configuramos o modelo da placa e a porta serial). O Serial Monitor permitirá que você envie e receba informações da sua placa do Arduino. Usos comuns para o Serial Monitor são: debug, enviar informações de variáveis para a placa do Arduino, etc… 

Agora vamos explicar como selecionar sua placa e sua porta serial: 

1) Abra a IDE do Arduino (se já não estiver aberta); 

2) Vá em Tools -> Board e selecione a placa equivalente ao seu modelo de Arduino; 

3) Volte para Tools -> Serial Port, e selecione a porta COM à qual seu Arduino esteja conectado. 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s